sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Quarentena

Quarenta é o número natural depois do 39 e antes do 41. Os seus divisores são 1, 2, 4, 5, 8, 10, 20 e 40.

É o sétimo número abundante.

Pode ser escrito de três formas distintas como a soma de dois números primos: 40=3+37=11+29=17+23\,.

Quarentena é a reclusão de indivíduos ou animais sadios pelo período máximo de incubação da doença, contado a partir da data do último contato com um caso clínico ou portador, ou da data em que esse indivíduo sadio abandonou o local em que se encontrava a fonte de infecção. Na prática, a quarentena é aplicada no caso das doenças quarentenárias, como cólera, tifo exantemático e a febre amarela para observação do paciente.

Difere do isolamento, por este segregar um doente do convívio das outras pessoas durante o período de transmissibilidade, a fim de evitar que outros indivíduos sejam infectados.

Este é o quadragésimo texto. Não sei bem o motivo, mas soa como um aniversário. Meia-idade sem crises, mas com certeza com muitas reflexões, reparos. Espero que ao longo destes textos tenha evoluído como pessoa e como "escritor" e que porventura tenha vez ou outra entretido, aconselhado ou até mesmo emocionado algum de vocês. Agradeço a cada um que me honrou com seu precioso tempo durante estes meses e que me proporcionou o imenso prazer de poder fazer algo que eu gosto, que me completa, que me preenche. Conto desde já com a presença dos senhores e senhoras nestas próximas letras, versos e textos que escreveremos juntos. Muitíssimo obrigado.

Otten Ziul

Nenhum comentário:

Postar um comentário